domingo, 9 de agosto de 2015

Sentimentos e Emoções


                                                                                                        Maria Raymunda Ribeiro

Resolvi escrever este artigo para ajudar a entender estes dois conceitos de uma maneira mais fácil; principalmente para meus alunos ou mesmo quem queira entender melhor estes conceitos. Boa leitura!

·       Alegria é um sentimento. Euforia é emoção.
·       Tristeza é um sentimento. Depressão é emoção. Medo é um sentimento. Pânico é emoção.
Os medos são muitos e até servem como autoproteção, autopreservação ou alerta. Mas o medo constante, sem motivo aparente ou real, que paralisa revela falta de lucidez e confiança; coragem (coração + ação).
·       Raiva é um sentimento. Ódio é emoção.
·       Amor é um sentimento. Paixão é emoção.

Para falar dos sentimentos e emoções; precisamos localizar a importância da Afetividade, no nosso ser; pois é ela que vai determinar a vida emocional de todo ser humano.
Não podemos deixar de sentir afeto, portanto a afetividade é contínua no tempo.
          Os atributos da afetividade são:
1-              Valorização polar (amor/ódio, alegria/tristeza, etc.) ou seja; segue a lei das polaridades, lei dos opostos - Enantiodromia.

2-              É subjetiva, própria de cada um.

3-              Atemática, pois não tem objeto, podendo um indivíduo sentir alegria completamente diferente de outros.

Sentimentos: são reações, mais ou menos a uma experiência, seja ela uma representação subjetiva interna ou um estímulo externo. São estados do Eu e não podem ser controlados pela Vontade. O Sentimento é uma reação predominantemente psíquica, podendo ser visto como uma experiência Subjetiva da emoção (por ex. ansiedade, amor, alegria, insegurança, etc.).

Emoções: São estados intensos e complexos, decorrentes de alterações fisiológicas que acontecem como resposta a um evento e que tendem a se manter ou abolir o evento causal. Normalmente, as emoções acompanham-se de reações Neurovegetativas (motoras, secretoras, vasomotoras, etc.).


Nenhum comentário:

Postar um comentário