segunda-feira, 17 de outubro de 2011

COACHING

Coaching... o que é isto?

Coach - esta palavra significa ensinar, treinar, preparar para... diferentes caminhos ou caminhos possíveis do desenvolvimento de um indivíduo ou mesmo de um grupo de pessoas.
Pode ser feito nas empresas onde teremos o Coaching de Liderança, de Executivos, de Negócios, ou mesmo de Vida como podemos ver neste quadro abaixo que se encontra no http://www.guiageral.net/ (busca google - imagens) no artigo da SBC Sociedade Brasileira de Coaching.


Coaching é o nome do processo. Quem passa por ele é o performer ou coachee (cliente) e quem aplica é o  Coach.
No processo de Coaching podemos especificar o assunto que queremos tratar, assim temos muitos caminhos diferentes e em cada momento da vida podemos dar um enfoque diferente.

Estou fazendo o programa de formação e o meu processo de Coaching pelo Instituto EcoSocial http://www.ecosocial.com.br/, meu foco está na área de Vida por este gráfico. No meu processo de Coaching  avaliei e estou trabalhando oito diferentes áreas que precisam ser cuidadas. São elas:

1- Saúde Física - Como você cuida da sua saúde? Como é o seu sono, alimentação, respiração, digestão, etc do seu corpo? O que você faz para manter sua saúde? Seu check-up está em dia? Como você lida com seu corpo?

2- Carreira Profissional - Qual o significado do meu trabalho? Minha carreira está adequada com minha atuação no trabalho? O que espero para meu futuro? Como me comunico? Estou realizando minha missão através do meu trabalho? A minha visão profissional é em longo prazo? Estou adequada com o que faço?

3- Vida Afetiva - Estou amando? Meu relacionamento vale à pena? Tenho buscado me satisfazer e satisfaço o outro? O que representa esta relação para mim? Eu me sinto amada (o)? Tenho conseguido estar junto, a namorar com quem me relaciono? Quais são meus sentimentos?

4- Crescimento Pessoal - Quais as minhas conquistas? O que preciso melhorar para crescer e dar minha contribuição no mundo? Como busco informações e formação para o meu crescimento? Quais as minhas dificuldades que preciso superar? Estou buscando ser melhor e superar obstáculos?

5- Financeiro - qual a minha relação com o dinheiro? Sou um poupador? Investidor? Administrador? Empreendedor? O que tenho feito para garantir minha tranqüilidade financeira? Como tenho valorizado o meu trabalho?

6- Família e Amigos - Tenho conseguido equilibrar família, trabalho, carreira profissional, filhos, amigos? O que proporciono para a minha família? Tenho um clima afetuoso com meus familiares? Qual é a relação? Como me expresso no grupo de amigos e na família? Qual o meu papel? O que busco nas amizades?

7- Lazer - O que é lazer para mim? Como é ocupado o meu tempo livre? O que busco com o lazer? Quanto tempo reservo para mim no meu dia? O lazer serve para repor minha criatividade, produtividade?

8- Espiritual - Dedico um tempo para o meu desenvolvimento espiritual? Qual a minha relação com alguma religião? Qual a minha fonte de inspiração para estes valores? Qual é o sentido da Espiritualidade na minha vida? Quais os valores que busco desenvolver?

No processo de Coaching é possível dar foco a qualquer uma destas áreas. A questão principal é trazida pelo performer. O Coach irá junto com seu cliente (performer ou coachee) propor um contrato de trabalho que pode durar de 3 a 10 sessões. Em geral uma sessão dura uma hora e trinta minutos, podendo ter atendimentos semanais, quinzenais ou mesmo uma vez por mês. Fica a critério de ambos.

Qual é a sua necessidade? O que quer para o seu futuro? O caminho a ser explorado, definido, trabalhado, será nas questões do cliente em qualquer área de sua vida que vamos juntos exporar, refletir e chegar aos resultados.
Exemplos:
1- Cliente que está num processo de mudança profissional - vai trazer a área de trabalho, o que quer para si no futuro, análise de suas potencialidades, busca no mercado, contatos, redes sociais, etc. para alcançar seus objetivos.
2- Cliente que sofreu uma cirurgia bariátrica - portanto está com excesso de peso e necessidade de mudanças. Pode ser ajudado para descobrir outras áreas onde o prazer está presente, além da comida: controle do seu corpo, modificação de hábitos alimentares, familiares, de cuidados com seu próprio corpo, busca de exercícios físicos, meditação, etc. para auxiliar no processo do Performer a obter resultados para sua saúde.
3- Cliente que quer melhorar sua liderança e posicionamento com a equipe. Procura obter melhores resultados no processo organizacional. Provavelmente será necessário lidar com a competência pessoal, compreender sua autopercepção (conhecer os próprios estados interiores, preferências, recursos e intuições). A autoavaliação será feita para conhecer os pontos fortes e limitações. Trabalhar a autoconfiança, etc.

A frase mestre para o processo de Coaching que nos norteia no nosso programa do Instituto EcoSocial é:

"Nada posso lhe oferecer que não exista em você mesmo.
Não posso abrir-lhe outro mundo além que há em sua própria alma.
Nada posso lhe dar, a não ser a oportunidade, o impulso, a chave.
Eu o ajudarei a tornar visível o seu próprio mundo, e isso é tudo".
                                                                             Hermann Hesse

Sou psicóloga junguiana há 32 anos, com mestrado na área da Psicologia Clínica do núcleo de Psicossomática e Psicologia Hospitalar. Tenho um livro escrito fruto deste mestrado que se chama: Prevenção e Saúde do Hipertenso. Minha formação e de meus filhos sempre foi baseada na Antroposofia de Rudolf Steiner. O ano passado quando assisti a palestra do José Augusto Figueiredo "Os paradígmas da atualidade no mundo do trabalho" tive a oportunidade de receber a indicação do Instituto EcoSocial e me direcionar para a formação de Coach. Estou muito feliz no meu processo de Coaching, na tomada de conciência que estão me levando a mudanças, buscando potencializar e maximizar o meu desempenho enquanto psicóloga, escrtitora, criadora de projetos que poderão futuramente ajudar muitas pessoas, principalmente na área da saúde e desenvolvimento humano.

Já começo atender os meus primeiros clientes nesta abordagem e sei que é bem diferente da psicoterapia junguiana com recursos de trabalhos corporais que costumo também fazer no meu consultório.
Jung propõe uma análise dos conteúdos internos do paciente que em geral vem em busca do entendimento da sua dor, dos seus sintomas, do seu desenvolvimento psíquico; do processo de individuação.

Na Psicoterapia a busca do inconsciente e seus símbolos ou mesmo dos sonhos estão mais presentes. A leitura do material, as técnicas empregadas e a condução do processo são bem diferentes do que no processo de Coaching. O meu diferencial é que posso utilizar dos meus conhecimentos e ajustar nesta nova forma de atendimento. Faço o que é de melhor para o meu performance ou meu paciente.

Tanto a Psicoterapia como o Coaching estão a serviço da abertura e conhecimento da sua própria alma; do potencial a ser desenvolvido para que você possa tornar-se aquilo que você é.
Dar a sua contribuição no mundo de forma criativa, com resultados de alegria para sua vida e o seu redor.

RayRibeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário