segunda-feira, 3 de outubro de 2011

SIPAT Temas de Palestras

Sugestões para SIPAT              
Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho

Os temas propostos podem ser abordados tanto em palestras como workshop. Temos dois focos: Saúde Física / Psíquica e Desenvolvimento Humano e Profissional.

FOCO: SAÚDE FÍSICA E PSÍQUICA

1-    Grupo Terapia da Saúde – GTS – A busca de sua saúde.

A pesquisa do mestrado desenvolvida por Maria Raymunda Ribeiro com pacientes hipertensos criou um “know-how” exclusivo de modificação de comportamentos na área da Saúde Física e Psíquica. Este modelo é utilizado para diferentes grupos de cardiopatias ou mesmo para aqueles que buscam a saúde integral. É baseada no livro: Prevenção e Saúde do Hipertenso. Tópicos abordados:

·        GTS / procedimento
·        Fatores de risco das doenças coronarianas: estresse, obesidade, tabagismo, hipertensão, álcool e drogas, sedentarismo, diabetes e colesterol alto.
·        Psicologia junguiana e recursos de trabalhos corporais
·        Modelo do mestrado.
                                                        
2-    Saúde e Administração do Estresse

O stress se apresenta quando o organismo utiliza algo extraordinário para dar uma resposta ao estímulo recebido e implica num desgaste para o corpo e para a mente. Stress está na base de todas as patologias, sejam elas biológicas ou psicológicas.
Temos que aprender a identificar e gerenciar nosso nível de stress, desenvolvendo uma consciência e capacidade de transformar comportamentos, promovendo a saúde e prevenindo doenças. Tópicos abordados:
  • O que é saúde
  • O valor da administração do stress
  • Restauração da Saúde
  • Saúde Educadora
  • Aplicação do inventário de sintomas de stress.

3-    Modelos de Saúde e Doença

Da era do modelo grego aos nossos dias. “Toda doença tem uma causa e um significado”. As ampliações dos sintomas e suas compreensões levam a cura. Isto exige conhecimento do funcionamento mental, saber situar-se na fase de desenvolvimento e dos pontos de bifurcação do ser humano. Tópicos abordados:
·        A evolução dos modelos de Saúde e Doença
·        Holismo e Psicologia Analítica
·        Aparato Psíquico
·        O núcleo central e o caminho de transporte

4-    Promoção da Saúde e Qualidade de Vida

Saúde é resultado do equilíbrio biopsicosocial da vida de cada um. Ter atitudes adequadas com os fatores promotores da saúde, saber distribuir trabalho, vida familiar e desenvolvimento pessoal; levam a resultados positivos.
Esta palestra teórica e com pequena vivência prática enfatiza que a tendência à saúde ou a doença podem ser controlada pela pessoa. Tópicos abordados:
·        Conceitos: Saúde e Doença
·        Relação Mente-Corpo
·        Fatores promotores da saúde
·        Qualidade de Vida
·        Alguns exercícios da Psicocalistênia e Reflexologia.

5-    Resiliência

Resiliência é a capacidade humana universal de superar as adversidades das experiências da vida, de combater com força e determinação os obstáculos, de tirar proveito das dificuldades para crescer, transformar, ir em frente, atingindo objetivos e metas. Este palestra mostra como superar os obstáculos e atingir suas metas de crescimento e sucesso. Tópicos abordados:
·        Lado “oculto” do stress
·        Fatores de risco e de proteção
·        Habilidades de ser resiliênte
·        Pontos de bifurcação do desenvolvimento

6-    Despertar da Força Interior

Os mitos são pistas para descobrirmos as potencialidades do ser humano. Esta palestra tem por base o mito de Asclépio – de forma a despertar esta força curativa que trazemos dentro de nós. Tópicos abordados:
·        Mitos – O que são e para que?
·        Mito de Asclépio
·        Apolo – Deus da Saúde e da Doença
·        Despertar da força interior

7-    Unidade Mente-Corpo ou Espírito / Matéria

“O espírito dorme nos minerais, sonha nos vegetais, movimenta-se nos animais e reencontra-se a si mesmo no homem”   Sufi Rumi
A “esquizofrenia” mente-corpo trouxe a separação desta unidade repercutindo até nossos dias. Esta palestra esclarece os fatores que contribuíram para esta dualidade e a necessidade da integração para se ter saúde. Tópicos abordados:
·        Ser humano
·        Modelo holístico
·        Psicossomática
·        Relação Mente-Corpo

8-    Saúde nas Empresas

Uma empresa de excelência sabe que o funcionário é o potencial básico. Sua saúde física e psíquica é o investimento certo para o crescimento de ambos!
Esta palestra esclarece como é possível implantar uma gestão integrada de Saúde e Prevenção nas empresas com diferentes ferramentas de acordo com as necessidades de cada uma. Tópicos abordados:
  • Ser humano
  • Visão Holística
  • A psique e seu funcionamento
  • O espírito humano

9-    Fatores de risco das doenças coronarianas

Estresse, Tabagismo, Obesidade, Hipertensão, Álcool e drogas, Diabetes, Sedentarismo, Colesterol Alto são os fatores de riscos presentes na vida moderna.
Esta palestra desenvolve estes conceitos e mostra como modificá-los. Tópicos abordados:

·        Vícios, Defeitos e Virtudes
·        Integração Corpo/Mente
·        Estilo de vida
·        Auto – estima e saúde

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
FOCO: DESENVOLVIMENTO HUMANO E PROFISSIONAL

1-     Profissionalismo – Você é um Diamante!
Todo ser humano nasce com a possibilidade de lapidar o seu “diamante”. A formação do EU depende do potencial, sociabilidade e educação. Esta palestra visa focalizar o futuro profissional de cada um, refletindo sobre as fases de formação do EU e as contribuições de cada um em sua empresa. Tópicos abordados:
·        Você é um diamante!
·        Educação, Sociabilidade e Potencial
·        Desenvolvimento integral
·        Visão futura

2-     Otimizando seu Potencial
Em cada ser humano, sempre existe uma atitude que não é uma qualidade exclusiva de ser empresário. Esperamos sempre uma colaboração no sentido de aprimorar esta capacidade que poderíamos dar o nome de empreendedorismo.  Esta palestra aborda os comportamentos empreendedores e a como conduzir seu próprio negócio ou carreira para se ter sucesso. Tópicos abordados:

·        Características do comportamento empreendedor
·        Tipos de atitude e funções de cada ser humano                                         
·        Busca da otimização do seu potencial
·        Desenvolvimento pessoal e profissional

3-    Valorização Profissional
 Toda a produção humana requer um nível de conhecimentos e habilidades, que a partir de certa “fronteira” confere ao seu detentor o status de profissional. Antes da tal “fronteira” temos aprendizes e amadores. Para atravessá-la terão que vencer obstáculos. Esta palestra esclarece o conceito de resiliência e suas pesquisas para os comportamentos de valorização profissional. Tópicos abordados:
·        Pirâmide de alta performance
·        Resiliência
·        Degraus do desenvolvimento                                             
·        Valorização Profissional                                                                  
4-     Descubra quem você é
Conhecer as fases do desenvolvimento e os diferentes pontos de bifurcações. Descobrir seu potencial e visualizar e empreender no seu processo de individuação.
Saber aplicá-lo na vida pessoal e profissional. Tópicos abordados:
·        Visão de homem
·        Mito da Esfinge
·        Processo de Individuação
·        Conhecendo seu “baú interno”

5-     Facetas do Feminino
Conhecer os comportamentos e papéis básicos da alma feminina e utilizar a mitologia grega para desvendar os diferentes relacionamentos que ecoam em nós.
Ter um guia de conhecimento dos diversos aspectos da nossa alma. Esta palestra mostra os comportamentos norteadores dos papéis da mulher, um guia de conhecimento. Utiliza um questionário para avaliar o seu aspecto preponderante vivenciado por cada pessoa. Tópicos abordados:
·        Mitos, arquétipos e comportamentos.
·        “Deusas”: Hera, Deméter, Perséfone, Palas Atená, Héstia, Ártemis e Afrodite.
·        Avaliação dos comportamentos
·        Escolhas e as faces do feminino

 
6-    Coexistência - Educação do Saber Atual
     
“Existem hoje mais de 3 bilhões de pessoas abaixo do nível da pobreza; mais de 30 milhões de refugiados de guerras; 27 diferentes conflitos religiosos; 3 milhões de mortos em conflitos étnicos”. Museum on the Seam - Israel
Esta palestra mostra que a Educação do futuro se faz pela Coexistência. A passagem da Era do conhecimento para a Era da Consciência passa pela conscientização do que ocorre na nossa “aldeia global”. O enfoque “como conviver junto” tendo como desafio, não só a tolerância e aceitação do diferente, mas o compartilhar e conviver com outro. Uma cultura forte se consolida com a integração.  Utilizam-se imagens do projeto Coexistência que iniciou em 2001 com a exposição itinerante em Israel. Tópicos abordados:
·        Multiculturalismo/ interculturalismo
·        Inteligência Cultural
·        Mudanças na sociedade
·        Responsabilidade Social / Educação
·        O que é Coexistência?

7-    Coexistência e PPDs – Educação: Inclusão e Responsabilidade Social
Einsten era mau aluno no início de sua vida acadêmica. Ainda bem que alguém percebeu suas limitações em tempo, ou a humanidade não teria visto a sua genialidade.
Nem todo portador de deficiência vai ser um gênio, quando habilitado. Mas com certeza cada um poderá ser um excelente funcionário. Esta palestra trata da Coexistência e como lidar com as diferenças com pessoas deficientes. Basta orientá-los. Tópicos abordados:
·        Lei 3.298/99 - portadores de deficiência e as empresas
·        Coexistência – convivendo com as diferenças
·        Educação - Inclusão e Responsabilidade Social – Desenvolvimento Sustentável
·        Case: Sonia Maria de Paula Spilak
* OBS. Estas duas últimas palestras podem ser feitas junto com a exposição do material didático e pedagógico da Coexistência ou com apenas alguns painéis.

8-  O Poder do Coaching
O processo de coaching se estabelece numa relação estimulante e segura, na qual o verdadeiro potencial das pessoas é revelado, melhorando substancialmente sua capacidade de realização e desenvolvimento em diversas áreas da sua vida.
As organizações estão descobrindo e utilizando o coaching como uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento de seus líderes, no alinhamento da cultura organizacional, na criação do ambiente de trabalho favorável ao desenvolvimento das competências individuais, coletivas e de liderança dos executivos, gestores, diretores e colaboradores.
Tópicos abordados:
·        O que é Coach?
·        Áreas de atuação deste processo
·        Benefícios do processo de coaching
·        Transformações e novas percepções de vida



Nenhum comentário:

Postar um comentário